sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Felicidade

Já por várias vezes dei comigo a pensar "o que é ser feliz? será que sou feliz?". Já questionei várias pessoas sobre isto e, além do habitual "és uma pessoa estranha! Perguntar isso assim do nada...", não consegui chegar a muitas conclusões. Vale a pena vivermos, se não formos felizes? Ou, por outro prisma, se vivemos, valerá a pena não sermos felizes?

Será que ser feliz é termos tudo o que queremos? Conseguirmos tudo o que sempre sonhámos, da forma como sempre sonhámos. Ou será que a luta diária para conseguirmos atingir as metas que nos propomos fazem parte da nossa felicidade? Talvez a felicidade esteja realmente nessas pequenas conquistas dentro do caminho para as grandes conquistas. Talvez passe por não olharmos só em frente, mas também à nossa volta, vermos o que de bom nos rodeia. Mas dizem que sermos felizes ou não, só depende de nós. E também dizem que só não somos felizes por medo de o sermos. Então olhar à nossa volta poderá não trazer a felicidade em si, poderemos ter que, além disso, remexer um pouco a vegetação, pois ela poderá estar escondida, à espera que a encontremos. Mas para isso é preciso coragem para actos tão simples mas que, saindo dos carris da nossa normalidade quotidiana, nos parecem paredes intransponíveis; ridícula mania de complicarmos o que é simples e ridicularizarmos quem simplifica. Quantas vezes dizermos um "sim" no lugar de um "não", ou um "amo-te" em vez de um "adeus" não nos teria feito mais felizes? Quantas vezes uma tomada de decisão, uma simples tomada de decisão sem pensar nas consequências, nos teria floreado o resto do dia, da semana, do mês, da vida? Mas é difícil. É preciso muita coragem. Por vezes uma pequena escolha, aparentemente insignificante para o resto do mundo, esconde mais coragem do que a de um militar que avança no campo de batalha. É preciso muita coragem para ser feliz. Mas, ainda assim, será que basta? Cristopher McCandless, um corajoso que um dia se perguntou o que era ser feliz, e partiu numa jornada solitária, e que viria a lograr-se fatal, até ao Alasca em busca de respostas, conclui antes de morrer que a felicidade só é real, quando partilhada. No mundo actual vejo solidão, muita solidão. Experimento-a na pele. Pessoas completamente sós, mesmo no meio de multidões. Será que isso tem, portanto, alguma coisa a ver com a escassez de felicidade que se vai vendo? De que serve acontecer-nos algo de bom, se não temos com quem o comemorar? De que serve ser feliz, se não temos para quem sorrir?
Como posso ser feliz, se não há ninguém à minha volta?

Sejam felizes: façam a vossa parte para que tenhamos um mundo feliz.
E se tiverem respostas às minhas perguntas, alguém que me ilumine; ando a precisar dos conselhos de um verdadeiro sábio.


C.S.


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier

2 comentários:

  1. Não sou uma "verdadeira sábia", mas sou feliz por isso posso partilhar a minha experiência:P Não sei porque o sou, mas sei-o todos os dias, quando acordo e quando me deito. E de uma coisa tenho a certeza: sei que vem das pessoas com quem lido. Costumo dizer que adoro pessoas e é bem verdade. Pessoas com quem me identifico ou não, simpáticas ou não, que precisam de mim ou eu preciso delas em determinada situação, e com pequenas interacções com quem nos vai surgindo pelo caminho construímos o nosso próprio caminho:) E eu adoro o meu. Quando estou alegre, tenho plena noção de que viver é genial e quando por qualquer razão fico triste ou nostálgica, abraço esse sentimento também com carinho, porque ele me dá a certeza que daí a um bocadinho tudo vai ser melhor... Ser optimista e ver sempre o lado positivo de tudo ajuda (mas acredito que às vezes possa ser irritante para os outros, pq digo muitas vezes "vai tudo correr bem!". Só que eu acredito mesmo nisso:P).

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Acho que tocaste num ponto chave! Ser positivo. Realmente faz toda a diferença, ajuda a encarar qualquer problema. Aliás, há problemas que deixam de o ser, com a atitude certa.

    Obrigado :D
    Beijinho

    ResponderEliminar